The Tracking Project
Bringing the Pieces Together Again

 
worldmap sweden philippines australia hawaii french polynesia brazil japan
click photos above to view other international experiences

 

PROJETO PEGADAS BRASIL 2003
http://www.projetopegadasbrasil.org.br

EM Outubro passado, mais uma vez nós seguimos as pegadas da onça e da capivara para realizarmos dois grandes cursos de rastreamento no Pantanal Matogrocense e depois mais ao leste nos vastos espaços do interior do Cerrado, onde os Estados de Goiás, Minas Gerais e Bahia se encontram. Este foi o nosso sexto ano consecutivo de acampamentos regionais e treinamento para os jovens brasileiros, oferecendo treinamentos em Cuiabá e Brasília. Nossa mensagem de consciência ambiental e respeito cultural chegaram ao amplo conhecimento no Brasil e lá nosso projeto de treinar futuros líderes ambientais continua a crescer, regado pela dedicação e inspiração dos jovens rastreadores brasileiros.


Lounging jacaré near the Pousada Pouso Alegre, Pantanal, Brasil.

O primeiro curso para 40 jovens e 20 adultos participantes aconteceu na Pousada Pouso Alegre no Pantanal, e o segundo curso com 40 jovens e 15 adultos aconteceu na Fazenda Trijunção no Cerrado.

A região do Pantanal é um paraíso para o rastreador (muito próximo aos Everglades na Flórida e ao norte da Austrália), com águas de estação, um solo que recebe pegadas bem e com uma biodiversidade de alta classe. A área serve como uma zona de transição para três imensos sistemas ‹ a Amazônia, o Cerrado e o Pantanal. No pouco tempo em que visitamos a Pousada Pouso Alegre vimos cegonhas, garças, airões, martin pescadores, gaviões, pequenos mamíferos, emas, araras, papagaios, jacarés, quatis, raposas, capivaras, numerosas espécies de macacos, morcegos, sapos e um Tamanduá Bandeira, que vinha da floresta a cada noite para beber leite de uma mamadeira.

A visita foi cordenada por membros do Projeto Pegadas Brasil (PPB), uma filial do The Tracking Project sedeada em Brasília. Membros do nosso círculo de mentores, a equipe do PPB é dedicada a ³Harmonizar o ser humano com a Natureza, inspirando a conservação da vida na Terra² através de técnicas tradicionais de rastreamento, revitalização de culturas ancestrais e das Artes da Vida. A equipe do Projeto inclui: Bento Viana, Edison Luís Guedes Neves, Henrique, Renata Maria Guedes Neves, Flavia, Carla, Samir, João Gabriel e muitos outros. Em Cuiabá, nossos coordenadores regionais incluem: Carolina, Yara, Clarissa, Martha e outros. O sucesso deste trabalho no Brasil é baseado amplamente nos esforços da equipe do PPB, cujas viajens incansáveis e incríveis histórias a respeito de nosso trabalho nos elevaram a uma condição ³legendária²! Muitos dos jovens participam dos cursos só para ver se somos reais.

A equipe do Novo México incluiu: Able West e a família Stokes—John, Nancy, Jade, Kainoa e India. Nossa visita foi patriocinada através da generosidade e visão da Aurora Foundation, com a assistência no Brasil da Fundação AVINA, da embaixada da Finlândia e outros. A tradução foi feita por Edison Luís Guedes Neves, Graziella e Bento Viana.

A História do nosso trabalho no Brasil

Nosso trabalho no Brasil ‹ desde a criação do Projeto Pegadas Brasil (PPB), até nossos treinamentos anuais para a juventude brasileira, treinamentos adicionais para brasileiros nos EUA e o Nutrindo as Raízes, um programa de mentores de três anos ‹ têm seguido um plano estratégico desenvolvido através da visão coletiva da Aurora Foundation, do The Tracking Project e dos membros do PPB. Vale a pena relatar como a história de tudo isso aconteceu.

O Projeto Pegadas Brasil é uma das flores do programa de mentores original do The Tracking Project, Nurturing the Roots, o qual aconteceu no Novo México de 1996 até 2000. Bento Viana participou do primeiro ano do treinamento em 1996. Como um artista visual que compartilhava a visão do treinamento de jovens pelo cuidado da Terra, Bento pediu e recebeu permissão (em 1998) para estabelecer o trabalho do The Tracking Project no Brasil, concordando em seguir a metodologia e objetivos de nosso projeto. Junto com Edison Luís Guedes Neves, Solar Law e muitos outros, Bento estabeleceu um escritório em Brasília e começou a trabalhar com jovens.

Em 1998 nós fomos convidados para dar cursos no Brasil. No primeiro ano, tivemos um curso de rastreamento na Chapada dos Veadeiros, ao norte de Brasília. Em 1999 estabelecemos um segundo grupo de rastreadores com um curso na costa do Nordeste próximo à Fortaleza (Ceará) e tivemos um segundo curso em Brasília. Em 2000 nós retornamos à Fortaleza e Brasília. Em 2001, adicionamos uma nova região com um curso na Serra da Cantareira, nos arredores de São Paulo. Naquele mesmo ano concentramos nossos ensinamentos, e recebemos um novo grupo de estudantes principiantes para o curso de Brasília, enquanto que promovendo um seminário de liderança para os estudantes avançados.


Our tracking class with cooks and staff, Fazenda Trijunção, Brasil.

Em 2002, superamos o desafio de tentar retornar a cada área, a cada ano, visitando o Brasil duas vezes. A primeira visita aconteceu na região do Pantanal próximo a Cuiabá onde tivemos um curso de liderança mais longo para os estudantes avançados de Brasília. Retornando em Outubro, visitamos São Paulo pelo segundo ano e levamos o nosso segundo grupo de trainees em Brasília ao seu segundo ano.

Até agora já trabalhamos com mais de 400 participantes de todo o país—Alta Floresta, Manaus, Campo Grande, Florianópolis, Rio de Janeiro, Acre, Fortaleza, Campinas, São Paulo, Cuiabá e outras regiões—que já participaram nesses acampamentos, com milhares mais, tocados por cursos ao longo dos anos ministrados pela equipe do PPB.

O sucesso de nosso trabalho no Brasil tem sido garantido pelos esforços do PPB, cujas viajens incansáveis e histórias notáveis a respeito de nosso trabalho geraram uma lista de espera de jovens anciosos para experienciar o "legendário" Tracking Project. PPB (cujo novo website pode ser acessado através dos Links de nosso website, ou indo diretamente ao www.projetopegadasbrasil.org.br) mantém uma agenda completa de cursos no Brasil e nos hospeda em nossas visitas anuais.

Grande patrocínio para a iniciação do Projeto Pegadas Brasil e para nossas visitas ao longo desses seis anos tem sido fornecido pela generosidade e visão da Aurora Foundation. No Brasil, assistência também tem sido fornecida pela Fundação O Boticário, Fundação AVINA, The Nature Conservancy do Brasil e outras organizações.

Nosso trabalho no Brasil continua a brilhar, graças ao trabalho do Projeto Pegadas Brasil e aos muitos indivíduos que tem dedicado seu tempo e assistência a esse valioso projeto. Nossos cordenadores regionais tem realizado um belo trabalho em cada um dos centros onde nós nos estabelecemos e mandamos nossos agradecimentos a todos envolvidos.

Planos para 2004 incluem o segundo ano do Nutrindo as Raízes, uma visita à região da Amazônia próximo à Tarauacá, cursos contínuos de rastreamento no Brasil, assim como visitas da equipe do PPB neste verão para nossos acampamentos Hawkeye & Dreamtracking. Temos muitas saudades de nossos muitos anfitriões e amigos brasileiros por sua dedicação e hospitalidade.

Traduzido por Renata Cassis Law

back to top | HOME

 

  The Tracking Project P.O.Box 266 Corrales, NM 87048-8788
Email: thetrackingproject@earthlink.net